Atendimento oftalmológico infantil foi realizado no Centro de Educação Infantil "Bem-Me-Quer", em Fernando de Noronha

As crianças do Arquipélago de Fernando de Noronha tiveram um dia de cuidados com os olhos, ontem (16), no primeiro dia da Ação Cívico-Social (ACiSo) que a Marinha do Brasil está realizando no Arquipélago de Fernando de Noronha, em evento que conta com a parceria da Administração do local, do Governo do Estado de Pernambuco, e das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. O evento é alusivo às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, comemorado em 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A AciSo levou médicos oftalmologistas ao Centro Integrado de Educação Infantil “Bem-Me-Quer”, que atende 230 alunos de até 5 anos de idade. Carolina Pereira, de 28 anos, era uma das mães que aguardava pela oportunidade de uma consulta ao oftalmologista para sua filha Vitória Milena, de 5 anos, que vinha se queixando de irritação nos olhos. Para Carolina, que tem três filhos, é difícil se deslocar da ilha para buscar atendimento no continente.

“Por mais que tenhamos hospital, não conseguimos alguns tipos de atendimento e esperamos muito para uma consulta lá fora. Uma ação como essa nos ajuda muito, pois a demanda é muito grande. A gente agradece”, explica. De acordo com a médica oftalmologista Michelle Figueiredo, da Universidade Federal de Pernambuco, a importância de atender o público infantil é ter um diagnóstico precoce que vai permitir corrigir problemas de visão o mais cedo possível.

“A criança está enxergando mal e não sabe verbalizar porque, como ela não tem referência, acaba se adaptando àquele mundo borrado. É muito comum identificar esses problemas em exames de rotina, quando a criança não enxerga bem, mas nunca deu sinal. Se a gente não corrige essa visão na infância, essa sequela é levada para a idade adulta”, detalha.

blank
Ação Cívico-Social da Marinha vai até o dia 19 de maio no
Arquipélago de Fernando de Noronha

Os atendimentos de oftalmologia, para crianças e adultos, prosseguem até quinta-feira (19) na ACiSo, que também está ofertando atendimentos nas especialidades médicas de endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, ortopedia, clínica médica, infectologia, cardiologia, dermatologia, reumatologia e mastologia. A população tem acesso, ainda, a exames complementares e uma programação cultural, esportiva e educacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).