Fernanda (à esquerda) acompanhada de sua mãe e o Capitão dos Portos de Porto Velho, durante visita ao navio

A pequena Fernanda, de apenas oito anos de idade, viveu uma emoção diferente no dia 27 de julho. Em tratamento contra o câncer, ela realizou o sonho de conhecer um navio da Marinha, com a ajuda dos militares da Capitania Fluvial de Porto Velho (RO).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante um retorno para sua casa em um carro do Hospital do Amor, do município de Candeias do Jamari (RO), onde realiza o tratamento, sua avó, que a acompanhava, abordou um veículo da Capitania e revelou o sonho da neta aos militares da Marinha. Três dias depois, acompanhada de seus familiares, Fernanda foi levada até o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, que estava atracado na cidade. A bordo do navio, tomou café da manhã com a tripulação, conheceu uma aeronave da Marinha, a rotina do navio e viajou por cerca de uma hora pelo Rio Madeira acompanhando a rotina marinheira.

qwe5t467890olikujhytgrfedw
Fernanda a bordo de aeronave da Marinha
que estava no convoo do navio

Emocionada, Patricia Chaves Ricardo, mãe de Fernanda, falou da felicidade em ver o desejo da filha realizado. “Ela tem esse sonho de viajar no navio da Marinha desde sempre e ficou muito feliz. Foi uma emoção muito grande para nós. Sou grata a todos os militares, porque fomos muito bem recebidas. Ela estar lá, sentar na cadeira do Comandante e ser recebida pelos militares aumentou sua autoestima”, disse.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).