Representante dos Órgãos Participantes do curso ETSP e alunos primeiros colocados

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou, em 29 de março, a cerimônia de encerramento da primeira turma deste ano do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), que foi presidida pelo Capitão dos Portos de Sergipe e contou com a participação de representantes de diversos órgãos, instrutores e alunos.

O curso, dividido em três partes, visa capacitar os alunos a tripular ou conduzir pequenas embarcações, de até 8 metros de comprimento, de Órgãos Públicos Extra-Marinha do Brasil, empregadas na navegação interior.

5gdrhjiuklikfyjhdgszf
Palavras do Comandante

O curso foi ministrado para 30 alunos dos seguintes órgãos: Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Polícia Civil, Guarda Municipal de Aracaju, Guarda Municipal de Nossa Senhora de Socorro, Prefeitura Municipal da Barra dos Coqueiros, CODEVASF e Defesa Civil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o Superintendente Regional da CODEVASF em Sergipe, Marcos Alves Filho, o curso é de grande importância para a atividade náutica. “Agradeço a Capitania dos Portos e destaco a importância do curso para as instituições, pois esses conhecimentos trazem segurança para o pessoal operar as embarcações, além de promover a convivência conjunta entre todos os órgãos envolvidos, destacando a irmandade e lealdade. Tive a satisfação de servir a Marinha e reconhecer esses valores importantes”, disse.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).