Comunidade marítima participou de reunião para os preparativos do início da Operação “Verão”

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) realizou, no dia 18 de novembro, a reunião do Conselho de Assessoramento com representantes das prefeituras dos municípios de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte (RS), Corpo de Bombeiros,Clubes Náuticos e Colônias de Pescadores de sua área de jurisdição, tendo em vista os preparativos para o início da Operação “Verão 2022/2023”, conforme instruções da Diretoria de Portos e Costas (DPC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A reunião, conduzida pelo Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Cláudio Vieira da Silva, e pela Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, Capitão-Tenente Monique Falcão, teve como propósito desenvolver elevados padrões de comportamento nos navegantes, visando contribuir para o incremento da salvaguarda da vida humana e para segurança da navegação na região. Na ocasião, foram discutidas ações educativas e orientações junto ao público-alvo, incentivando o cumprimento das Normas da Autoridade Marítima e demais legislações afins vigentes, dentre outros temas que as circunstâncias locais exigem.

foto 2 cprs conselho de assessoramento operacqwdqwdweao verao
CPRS divulgou o aplicativo NAVSEG durante reunião do Conselho de Assessoramento

Ainda durante o encontro, foi divulgado o lançamento do novo Aplicativo NAVSEG, com previsão de ser disponibilizado no mês de dezembro do corrente ano, que permitirá ao usuário lançar o plano de viagem da sua embarcação, antes de iniciar a sua navegação, além de outras informações como lista de passageiros e tripulantes. Este procedimento substituirá o Aviso de Saída, já previsto na NORMAM-03/DPC.

Ao final da reunião, abriu-se espaço para a troca de experiências, sugestões e esclarecimento de dúvidas sobre os temas apresentados, possibilitando o estreitamento do relacionamento e o diálogo com os presentes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).