Navio-Patrulha “Gurupá” apoia Inspeção Naval realizada na embarcação pesqueira durante a Operação “Ágata”

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) conduziu a “Operação Ágata”, em coordenação com a Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no dia 12 de março, entre as Ilhas Cagarras e a praia de Grumari, no litoral do Rio de Janeiro (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação foi apoiada pelo Navio-Patrulha “Gurupá” e pelo Aviso de Patrulha “Albacora”, ambos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, com o objetivo de fiscalizar as atividades pesqueiras no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, o descarte de lixo e esgoto no mar, as embarcações que trafegam na região e os seus documentos.

Também foram conduzidas ações de orientação sobre uso de equipamentos de segurança e normas de comportamento nas embarcações, de modo a incrementar a mentalidade marítima dos navegantes que estavam na área, além de contribuir para a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação, coibição de atos ilícitos e a prevenção à poluição hídrica proveniente de embarcações.
As ações foram conduzidas em estrita observância dos protocolos sanitários vigentes sobre o enfrentamento à Covid-19.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).