CPRJ intensifica fiscalização e aumenta segurança no Carnaval

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O aumento do tráfego de embarcações no Carnaval exige um reforço na fiscalização para garantir a segurança de tripulantes e banhistas. Com esse objetivo, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) promoveu a Operação “Carnaval Seguro 2025”, ampliando o número de abordagens e coibindo infrações graves, como navegação sob efeito de álcool e ausência de equipamentos de segurança.

Resultados da Operação “Carnaval Seguro 2025”

Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, a CPRJ, em conjunto com suas organizações militares subordinadas, intensificou a fiscalização ao longo do litoral fluminense, abrangendo desde Saquarema até Paraty, incluindo regiões de alto fluxo turístico, como a Costa Verde e as Baías de Guanabara, Sepetiba e Ilha Grande.

Durante esse período, foram realizadas 2.418 abordagens, resultando em 159 notificações e 5 apreensões de embarcações por infrações graves, como documentação irregular, condutores sem habilitação e ausência de equipamentos de segurança e salvatagem. Comparado ao mesmo período de 2024, a fiscalização registrou um aumento expressivo de 97% nas abordagens, 150% nas apreensões e 174% no total de notificações, evidenciando a eficácia das ações da Marinha na segurança da navegação.

As operações têm como objetivo garantir a proteção de tripulantes, passageiros e banhistas, reduzindo o risco de acidentes e promovendo maior conscientização entre os navegantes sobre a importância do cumprimento das normas de tráfego aquaviário.

Lei Seca Marítima e a conscientização dos navegantes

Um dos focos da Operação “Carnaval Seguro 2025” foi a fiscalização da Lei Seca Marítima, que busca coibir a condução de embarcações por pessoas alcoolizadas. Durante a operação, a Marinha realizou 1.131 testes de etilômetro, resultando em 20 notificações por alcoolemia acima do limite permitido.

As penalidades para essa infração são rigorosas: o condutor flagrado pode ter seu certificado de habilitação suspenso por até 120 dias, com possibilidade de cancelamento em caso de reincidência. Essas medidas visam reduzir os riscos de acidentes provocados pela imprudência, garantindo que a navegação seja feita de forma segura e responsável.

Além da fiscalização, a Marinha reforçou ações educativas, alertando os navegantes sobre os perigos da navegação sob efeito de álcool e a necessidade de cumprir as normas de segurança. A conscientização tem sido uma ferramenta essencial para diminuir ocorrências desse tipo ao longo dos anos.

Continuidade da fiscalização com a Operação “Navegue Seguro 2025”

A intensificação da fiscalização marítima não se limita ao Carnaval. A Operação “Navegue Seguro 2025”, que substitui a antiga Operação “Verão”, segue até 15 de março com ações diárias ao longo da costa fluminense.

Desde o início da operação, em 20 de dezembro de 2024, foram registradas 13.889 abordagens, 615 notificações, 20 apreensões e mais de 2.800 testes de etilômetro, números que reforçam o compromisso da Marinha do Brasil com a segurança da navegação.

A estratégia da Marinha para o período inclui patrulhamento intensivo, inspeções em embarcações de passeio e transporte de passageiros, além da ampliação das campanhas de conscientização. Com isso, busca-se reduzir infrações e garantir que as normas de segurança sejam seguidas, prevenindo acidentes e protegendo a vida no mar.

Com um trabalho preventivo e ostensivo, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro demonstra a importância da fiscalização para a segurança marítima, reforçando que a navegação responsável é fundamental para evitar tragédias e manter a ordem nas águas fluminenses.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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