Em um movimento estratégico para fortalecer o setor pesqueiro e promover a segurança marítima, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-Rio), o Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), o Sindicato dos Pescadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (SIPERJES), e a Secretaria Estadual de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), iniciou a formação de duas novas turmas do Curso de Formação de Aquaviários – Pescadores Profissionais de Nível 1 (CFAQ – POP1/MOP1).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvimento Profissional e Capacitação

O curso, que arrancou no dia 8 de abril na sede da CPRJ, e terá sua segunda turma iniciando no dia 18 de abril na sede da SAPERJ em Barreto, Niterói-RJ, é parte do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) para Aquaviários. Este programa é desenhado para capacitar participantes para funções críticas nas embarcações de pesca, como Comandante, Subalterno de Quarto de Navegação, ou Serviços Gerais de Convés, seguindo as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).

Estrutura e Conteúdo do Curso

imagem 2024 04 10 175119409

Os cursos abordam uma ampla gama de disciplinas essenciais para a operação segura e eficiente no setor pesqueiro, incluindo técnicas de pesca, operação de embarcações, sistemas de propulsão e motores diesel, primeiros socorros básicos, técnicas de sobrevivência pessoal, e prevenção e combate a incêndios. Com uma forte ênfase na prática, os cursos também incluem aulas práticas sobre o uso dos equipamentos de salvatagem, além de atividades extracurriculares projetadas para aprimorar as habilidades técnicas e profissionais dos alunos.

Impacto e Benefícios Esperados

Esta iniciativa não apenas visa equipar os futuros aquaviários com as habilidades necessárias para uma carreira produtiva e segura mas também reforça a importância da formação qualificada para a sustentabilidade do setor pesqueiro e a segurança do tráfego aquaviário. Além disso, ao proporcionar esta formação gratuitamente, a CPRJ e seus parceiros estão abrindo portas para muitos que buscam oportunidades profissionais no mar, contribuindo significativamente para a economia local e para a comunidade marítima.

Perspectivas Futuras

Com a conclusão prevista dessas turmas, espera-se que os graduados possam integrar-se efetivamente nas operações marítimas locais, elevando o padrão de segurança e eficiência. A continuidade deste programa poderá servir como um modelo vital para outras regiões e ajudar a fomentar uma cultura de segurança e profissionalismo em toda a indústria pesqueira brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).