Nos dias 12 e 13 de novembro de 2022, militares da Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) ministraram aulas práticas e teóricas sobre os princípios básicos da navegação para o Grupo de Escoteiros do Mar “Tenente Lucena” e para o Grupo de Escoteiros do Mar “Galé”.

Os adestramentos têm a finalidade de fomentar a cultura marinheira em meio aos jovens, bem como de apoiar os Escoteiros em suas atividades, mostrando a importância da salvaguarda da vida humana no mar e da segurança da navegação.

O treinamento contou ainda com ensinamentos sobre a navegação com cartas náuticas e aula prática para as crianças, adolescentes e jovens que compõem os grupos de Escoteiros, com circuitos de navegação pela restinga e entorno da área próxima ao Porto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com instruções teóricas sobre navegação básica e práticas de navegação com tradições navais, o treinamento promovido amplia a participação e engajamento dos jovens em atividades ligadas ao mar de maneira lúdica e pedagógica.

E assim, a Capitania dos Portos da Paraíba estreita e fortalece os laços com a sociedade civil e faz crescer na consciência coletiva da população local os aspectos tão importantes do trabalho da Marinha do Brasil.

WhatsApp Image 2022 11 13 at 11.25.05 1024x768 1 WhatsApp Image 2022 11 13 at 11.25.05 1 1024x768 1 WhatsApp Image 2022 11 13 at 11.26.04 1 1024x768 1

Fonte: Soamar – PB

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).