Canoísta Adelson Carneiro Rodrigues durante a palestra a militares da CPES

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recepcionou, no dia 24 de março, o Canoísta Adelson Carneiro Rodrigues, em viagem pelo Espírito Santo, com a Expedição “Do Oiapoque-AP ao Chuí-RS”, com mais de 8.000 quilômetros a serem percorridos até completar toda a costa brasileira, cortando 17 estados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os militares acompanharam o canoísta da entrada da Baía de Vitória, Píer Praia Mole (Porto de Tubarão), até a CPES (trajeto passando pela Praia de Camburi e Curva da Jurema), contando com a participação de canoístas da Federação de Canoagem do Espírito Santo. Na parte da tarde, o atleta ministrou uma palestra à tripulação, com o tema “O Poder da Persistência”, contando um pouco dos seus desafios e formas de superação das dificuldades ao longo de sua aventura pelo Brasil.

Primeiro brasileiro a remar toda costa do Brasil de caiaque oceânico, o canoísta está no 12º Estado e já completou mais de 5000 km. A expedição iniciou-se há 2 anos no município de Oiapoque (AP) e tem o apoio da Marinha.

3wse58r6ifhjubynvhgbevscarydgdthtgf
Militares acompanham o canoísta na entrada da Baía de Vitória

Os registros fotográficos da expedição, cultura, culinária, estilo de vida dos ribeirinhos e povos indígenas vão fazer parte de um livro. O canoísta também vai preparar um documentário, ao final da aventura, cujo objetivo é divulgar as belezas da costa brasileira, estimular a preservação ambiental e difundir a mentalidade marítima.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).