A visita teve como propósito acompanhar as atividades portuárias e os procedimentos de segurança adotados

Militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizaram, no final de março, uma visita técnica e institucional ao terminal portuário da empresa Vale, localizado no Porto de Tubarão, município de Vitória (ES).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita teve como propósito acompanhar as atividades portuárias e os procedimentos de segurança adotados pela empresa para prevenir a poluição hídrica, fundamentais para garantir o cumprimento de leis, normas e preservação da Amazônia Azul.

Durante a visita, foram apresentadas as soluções tecnológicas implementadas nos complexos portuários, como a Ponta da Madeira em São Luís (MA), as parcerias executadas com a Universidade de São Paulo (USP) para a capacitação técnica e a implementação da energia eólica como fonte propulsora à navegação, possibilitando menos consumo de combustíveis fósseis.

blank
Militares da CPES durante a visita técnica e institucional ao
terminal portuário da empresa Vale

A vigilância permanente da Marinha nas atividades portuárias é fundamental para garantir o cumprimento de leis e regulamentos que favoreçam a proteção da vida humana no mar e das riquezas do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).