A Corveta ‘Caboclo’, navio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL), acaba de concluir uma semana de patrulha e inspeção no litoral sul da Bahia. De 10 a 17 de julho, o navio navegou pelas águas baianas com o propósito de coibir ilícitos, garantir a segurança da navegação e salvaguardar a vida humana no mar.

Fiscalização e Segurança

Durante a atividade, foram verificadas as condições e a documentação das embarcações e de seus condutores. No total, foram realizadas dez abordagens durante as Ações de Visita e Inspeção (AVI), que culminaram em duas notificações de comparecimento à Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro. O trabalho da Corveta ‘Caboclo’ vai além da patrulha, atuando como um elemento crucial na manutenção da ordem e da segurança no litoral sul da Bahia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tecnologia e Comunicação

Uma importante ferramenta para as atividades da Corveta foi a comunicação via satélite (Banda KU), recentemente instalada no navio. Com ela, foram possíveis videoconferências em tempo real entre o navio e o ComGptPatNavL, o que possibilitou um acompanhamento preciso e instantâneo das ações, além de confirmar a eficácia da nova tecnologia implantada.

Aeronave Remotamente Pilotada: Um Olhar do Alto

Em conjunto com o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador (GptFNSa), a Corveta ‘Caboclo’ utilizou uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP). Equipada com uma câmera de alta resolução, a ARP contribuiu significativamente para o planejamento e a execução das Ações de Visita e Inspeção (AVI). Este recurso ampliou a visão da tripulação, permitindo uma maior efetividade em suas ações e demonstrando como a tecnologia é uma aliada importante na missão de patrulhar nossas águas.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).