No dia 12 de outubro, em cerimônia realizada na Base Militar Miguel de Cervantes, os militares do 14º Contingente Brasileiro foram condecorados com a Medalha das Nações Unidas, juntamente com os demais integrantes da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A condecoração foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados, e por haverem cumprido os requisitos de elegibilidade como membros de missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ‘Medal Parade’ foi presidida pelo Head of Mission and Force Commander da UNIFIL, Major-General Stefano Del Col (Itália), acompanhado pelo Comandante do Setor Leste da UNIFIL, General de Brigada Javier Mur Lalaguna (Espanha). A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, dentre as quais, do Adido de Defesa e Militar do Brasil no Líbano, Capitão de Mar e Guerra Mauricio Morgado Pedrosa.

A medalha recebida pelos ‘Peacekeepers’ brasileiros é uma condecoração de caráter internacional concedida pela ONU aos militares, policiais e civis de todo mundo, que participam de operações para a manutenção da paz, e dos esforços humanitários por um período ininterrupto de mais de noventa dias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O contingente brasileiro encontra-se desdobrado desde o dia 30 de abril e permanecerá na missão até o mês de novembro, sendo empregado nas atividades das diversas seções de estado-maior da Brigada Espanhola, responsável pela área de operações no sul do Líbano, na fronteira com Israel.

Fonte: 14º Contingente Brasileiro na UNIFIL
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).