Começam nesta segunda-feira (04) as inscrições para os concursos de admissão aos Quadros Técnico e de Capelães Navais e ao Corpo de Engenheiros da Marinha, que devem ser feitas pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br até o dia 17 de julho. Nesse endereço é possível acessar outras informações como conteúdos cobrados, idade e local de realização das provas – que podem ser feitas em todas as regiões do Brasil. A taxa de inscrição deste ano é de R$ 140,00.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para os candidatos à Capelania, o concurso será feito por meio de provas objetivas, com 50 questões de conhecimentos profissionais e redação. Já os de Engenharia, o concurso contará com duas fases. A primeira será com prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais, com 20 questões, e redação. Na segunda fase, será aplicada uma prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais e uma tradução de texto. Neste ano, as áreas do Quadro Técnico serão de Biblioteconomia, Comunicação Social, Educação Física, Estatística, Informática, Meteorologia, Pedagogia, Psicologia, Segurança do Tráfego Aquaviário e Direito, cujas provas serão objetivas e redação. Haverá também prova discursiva para a área de Direito.

tabela 01jul 02

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).