Premiação dos três primeiros colocados da categoria “Fotografia”

Em comemoração aos 150 anos do Farol das Conchas, a Marinha promoveu um concurso cultural junto às escolas municipais e estaduais das comunidades de Nova Brasília, Encantadas e Pontal do Sul, localizadas nas proximidades da Ilha do Mel, onde o farol está instalado. A premiação ocorreu no dia 1o de outubro, reunindo alunos, professores, familiares e militares no Terminal de Passageiros de Nova Brasília (PR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sob a coordenação da Capitania dos Portos do Paraná, uma comissão multidisciplinar analisou 76 redações, 205 desenhos e 15 fotografias, elegendo os três primeiros colocados de cada categoria, que receberam troféu, medalha e camiseta. Aos primeiros colocados foi entregue, também, um smartphone.

Para a Diretora do Colégio Benvinda de Miranda Lopes Corrêa, Cíntia Mendes, a realização do concurso foi a primeira oportunidade de os alunos terem um contato mais próximo com a Marinha. “Os militares estiveram na escola, promoveram atividades com as crianças e despertaram nelas o interesse pelas coisas do mar e pela carreira militar. Um concurso que traz cultura e fortalece a relação com as Forças Armadas do nosso País é de grande valor para todos nós”, afirma.

A afinidade com a escrita contribuiu para que Maria Clara, 15 anos, estudante do Colégio Sully da Rosa Vilarinho, ficasse entre os três primeiros colocados na categoria Redação – Ensino Médio. “Desde muito pequena sempre gostei de escrever e da ideia de passar os sentimentos para o papel. Foi muito bom participar do concurso. Somente ali descobri que a Marinha é a responsável pela manutenção do Farol das Conchas”, conta.

150 anos do Guardião
Além de contribuir para a segurança da navegação, o Farol das Conchas é um importante patrimônio histórico do Paraná e do Brasil, inaugurado em 25 de março de 1872, durante o reinado do Imperador D. Pedro II. E, apesar dos modernos recursos de navegação existentes atualmente, do alto de seus imponentes 18 metros de altura, o guardião de parte do litoral paranaense segue como ponto de referência para as embarcações, em especial as de pequeno porte e de pesca. Desde 2019, sua manutenção é realizada pelo Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8), organização militar da Marinha, sediada em Paranaguá, subordinada ao Comando do 8º Distrito Naval.

farol das conchas passou por recente revitalizacao
Farol das Conchas passou por recente revitalização, realizada pelos militares do SSN-8, em comemoração aos seus 150 anos
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).