Conclusão de capacitação em geoinformação para o corpo de tropa

No período de 18 a 22 de outubro, o 3º Centro de Geoinformação (3º C GEO), Centro de Geoinformação General Djalma Poly Coelho, realizou a I Capacitação de Geoinformação para o Corpo de Tropa para militares da guarnição de Recife e Força Auxiliar.

A capacitação tem por objetivo proporcionar aos militares das diversas armas, quadros e serviços conhecimento básico em geoinformação, adquirindo condições de obter, manipular e extrair informação dos diversos tipos de dados geoespaciais existentes utilizando o software livre QGIS.

Durante a jornada, também foram apresentadas noções sobre o acesso ao banco de dados geográfico do Exército (BDGEx); georreferenciamento de dados matriciais; elaboração de mapas temáticos; e utilização de ferramentas de processamento de imagens. Ao final, como exercício de avaliação, cada concludente apresentou um mapa temático do Plano de Defesa da organização militar a que pertence.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Encerrando a Capacitação, o chefe do 3º CGEO, externou a satisfação em receber representantes das diversas organizações militares subordinadas ao Comando Militar do Nordeste e do 1º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. Em seguida, parabenizou os militares pela dedicação e empenho demonstrados nas Instruções e entregou o certificado aos concludentes.

Fonte: 3º Centro de Geoinformação

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui