No último sábado à noite, dia 11 de maio de 2024, o Centro Cultural do Movimento Escoteiro foi palco de uma significativa mobilização de solidariedade. Grupos escoteiros, incluindo o 1° GE João Ribeiro dos Santos, o 2° GE São João Batista da Lagoa, e o 75° GE Baden-Powell, uniram forças para coletar e organizar doações destinadas às vítimas das recentes enchentes no Rio Grande do Sul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Espírito de Cooperação

blank

O evento contou com uma impressionante adesão e apoio de vários outros grupos, como o 123º GEMar Almirante Saldanha, o 44° GE, o 01° GE, e o 2° GE, que compareceram ao mutirão para ajudar no recebimento e organização das doações. A união desses grupos reflete o forte espírito de cooperação e comprometimento da comunidade escoteira com causas humanitárias.

Logística das Doações

As doações recebidas, que incluem alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e outros materiais essenciais, estão agora aguardando o próximo transporte. A Marinha do Brasil, parceira nesta iniciativa, será responsável por transportar os itens coletados para o sul do país, assegurando que as ajudas cheguem às áreas mais necessitadas.

Agradecimentos e Reconhecimento

O Centro Cultural do Movimento Escoteiro e os grupos envolvidos expressam profundos agradecimentos a todos os voluntários que dedicaram seu tempo e esforço para tornar este evento um sucesso. Este ato de generosidade e solidariedade é um testemunho do impacto positivo que o movimento escoteiro continua a ter na sociedade.

Com informações do Centro Cultural do Movimento Escoteiro

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).