No dia 10 de março, o músico e compositor Vantuir Cáceres, autor da música vencedora da categoria “mais popular” do 28º Festival Ronda de São Pedro, realizado em São Borja em 2019, recebeu do Exército Brasileiro o “Diploma Mérito da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada”. A entrega foi realizada pelo Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec), General de Brigada Ricardo de Castro Trovizo, por ocasião da visita de inspeção no 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2° RC Mec).

Na música premiada, intitulada “Pica-Fumo”, Vantuir Cáceres retratou a rotina da juventude militar nas unidades do corpo de tropa da Força Terrestre. A expressão do título é própria do ambiente militar e faz referência aos níveis hierárquicos mais baixos.

Fonte: 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui