Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Um centro de jogos de guerra é um ambiente que simula situações de conflito com o uso de tecnologias de ponta e jogos eletrônicos. Ele pode ser utilizado para testar e treinar estratégias militares em um ambiente virtual, o que permite que os comandantes e as equipes militares experimentem diferentes opções de ação em um ambiente seguro e controlado.
“Os mais eficientes e eficazes em realizar Jogos de Guerra conseguem enfrentar melhor os problemas e os possíveis adversários, seja no ambiente militar, político ou privado. Essa conclusão é do Capitão de Mar e Guerra Alexandre Tito dos Santos Xavier, da Marinha do Brasil (MB), autor de “Desvendando os Jogos de Guerra”.
O centro de jogos de guerra pode simular diferentes tipos de conflitos, como operações terrestres, aéreas, navais, cibersegurança, entre outras. As simulações permitem que os militares treinem em diferentes cenários e experimentem táticas e técnicas de combate, testando a efetividade delas em situações virtuais.
A importância do centro de jogos de guerra é aprimorar a tomada de decisão estratégica, tática e operacional em um ambiente simulado, que imita a realidade, e pode fornecer aos militares uma melhor compreensão de como seus planos e estratégias podem ser implementados no campo de batalha real. O centro de jogos de guerra também pode ajudar na avaliação de riscos, na elaboração de planos de contingência e na identificação de pontos fortes e fracos da estratégia.
Além disso, a utilização do centro de jogos de guerra pode ajudar a reduzir o risco de perda de vidas e de recursos financeiros que seriam necessários em um treinamento em campo de batalha real. Os militares podem praticar diferentes cenários e experimentar diferentes opções de ação em um ambiente virtual, o que pode contribuir para uma maior eficácia e segurança durante operações reais.
O uso dos Jogos de Guerra no Brasil
A Marinha do Brasil foi a pioneira no uso dos Jogos de Guerra para testar e treinar seus militares. Inaugurado em 2004, o CJG tem 16 salas de jogo independentes, configuradas para 12 jogadores cada; um auditório com 180 lugares com divisória acústica, que possibilita a condução de “briefing” para dois grupos oponentes, simultaneamente; uma sala de “briefing” com 20 lugares, que permite a visualização da situação tática sob a ótica dos partidos oponentes; e uma sala para o Grupo de Controle.
Atualmente, a EGN executa JG didáticos anuais, como “AZUVER”, “CARIMBÓ”, “MANOBRA DE CRISE E FAMIGAS”, para seu oficialato e também para alguns oficiais do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, e de Marinhas estrangeiras amigas. Além desses, promove os JG internacionais chamados “MULTILATERAL”, “TRI-LATERAL” e “INTERAMERICANO”. Também realiza o JG analítico interagência denominado “Programa Integrado de Proteção de Fronteiras”, entre outros.
O Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro também possui um centro de simulação para jogos de guerra cibernéticos, em que as equipes militares podem treinar e testar diferentes cenários de ataques e defesa cibernética.
Além disso, o Exército Brasileiro também utiliza jogos de guerra para o treinamento de operações terrestres, aéreas e navais. O objetivo é preparar os militares para ações de combate em diferentes cenários, incluindo ambientes urbanos e de selva.
As Forças Armadas brasileiras também têm promovido a criação de jogos de guerra em parceria com empresas e universidades. Um exemplo é o jogo “Invasão” criado pelo Exército Brasileiro em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), em que os jogadores devem defender a Amazônia de invasores estrangeiros.
O uso de jogos de guerra pelo Brasil é importante para o aprimoramento do treinamento militar, permitindo que as equipes militares experimentem diferentes táticas e estratégias em um ambiente virtual controlado. Os jogos de guerra também podem ajudar na identificação de pontos fortes e fracos das estratégias, na avaliação de riscos e na elaboração de planos de contingência.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395