Demonstração do BtlDefNBQR-ARAMAR

Nos dias 27 e 28 de abril foi realizada visita técnica do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e ao Centro Experimental Aramar (CEA). A comitiva do SIPRON contou com militares e civis de diversos órgãos e instituições, como Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Ibama.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O SIPRON desenvolve atividades, supervisiona e coordena ações que mantenham a capacidade de resposta imediata a situações de emergência nuclear no País, bem como protege os materiais e conhecimentos sensíveis relacionados aos Programas e Projetos da área nuclear.

No CTMSP, foi apresentada a planta piloto para produção de fibra de carbono, pioneira no Brasil e exemplo de arrasto tecnológico do Programa Nuclear da Marinha (PNM), e conceitos do funcionamento do reator nuclear, por meio de uma maquete em tamanho real. Já no CEA, a comitiva conheceu o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo em terra do sistema de propulsão que será instalado no futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear (SCPN).

daws4egd7rf6tguyk
BtlDefNBQR-ARAMAR realiza exercício de emergência
nuclear durante a visita do SIPRON

No último dia, a comitiva pode entender a importância do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BtlDefNBQR-ARAMAR), por meio da demonstração de um exercício de emergência nuclear realizado no Laboratório de Materiais Nucleares (LABMAT), e constatar que o PNM é relevante para o desenvolvimento da tecnologia nuclear brasileira autóctone.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).