Comitiva do Sistema de Proteção Nuclear Brasileiro realizam a visita CTMSP e Centro Experimental ARAMAR

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 27 e 28 de abril foi realizada visita técnica do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON) ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e ao Centro Experimental Aramar (CEA). A comitiva do SIPRON contou com militares e civis de diversos órgãos e instituições, como Ministério da Defesa, Ministério da Saúde, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Ibama.

O SIPRON desenvolve atividades, supervisiona e coordena ações que mantenham a capacidade de resposta imediata a situações de emergência nuclear no País, bem como protege os materiais e conhecimentos sensíveis relacionados aos Programas e Projetos da área nuclear.

No CTMSP, foi apresentada a planta piloto para produção de fibra de carbono, pioneira no Brasil e exemplo de arrasto tecnológico do Programa Nuclear da Marinha (PNM), e conceitos do funcionamento do reator nuclear, por meio de uma maquete em tamanho real. Já no CEA, a comitiva conheceu o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), protótipo em terra do sistema de propulsão que será instalado no futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear (SCPN).

BtlDefNBQR-ARAMAR realiza exercício de emergência
nuclear durante a visita do SIPRON

No último dia, a comitiva pode entender a importância do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de ARAMAR (BtlDefNBQR-ARAMAR), por meio da demonstração de um exercício de emergência nuclear realizado no Laboratório de Materiais Nucleares (LABMAT), e constatar que o PNM é relevante para o desenvolvimento da tecnologia nuclear brasileira autóctone.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas