No período de 5 e 7 de maio, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS) recebeu a visita do Ministro da Defesa, o General de Exército Walter Souza Braga Netto, acompanhado de uma comitiva do Ministério da Defesa (MD) e uma comitiva do Comando Conjunto das Forças Armadas estabelecido em Manaus.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita, que objetivou o acompanhamento da Operação Ágata/2021, se iniciou com uma palestra no Auditório Vitória Régia e incluiu reconhecimentos aéreos, fluviais e de áreas pela guarnição de Tabatinga. O Ministro da Defesa e as comitivas visitaram, ainda, a Capitania dos Portos e os Navios Carlos Chagas e Raposo Tavares.

A Operação Ágata é uma operação conjunta do Exército Brasileiro com a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB) que tem por finalidade monitorar e combater os ilícitos transfronteiriços na faixa de fronteira.

Comitivas

Compondo a Comtiiva do MD estavam o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho; o Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra ALIPIO Jorge Rodrigues da Silva; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante-de-Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar; o Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Subcomandante do Comando de Operações Terrestres (COTER), General-de-Divisão Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves; e o Subchefe de Operações do Comando de Operações Navais (CON), entre outras autoridades. A comitiva do Comando Conjunto das Forças Armadas estabelecido em Manaus foi composta pelo Comandante do 9º Distrito Naval (9º DN), Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, pelo Comandante do Comando Aéreo Amazônico, Brigadeiro do Ar Luis Guilherme da Silva Magarão; e pelo Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), General de Brigada Marcius Cardoso Netto, entre outras autoridades.

Fonte: Cmdo Fron Solimões/8ºBIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).