Rio de Janeiro (RJ) – No dia 7 de novembro, a Comitiva do Exército da Guatemala, composta por discentes do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), que integra o Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala (COSEDE), conheceu as instalações e as peculiaridades do Comando Militar do Leste (CML), situado no Palácio Duque de Caxias.
Os 27 militares guatemaltecos tiveram a oportunidade de visitar áreas históricas, como o Salão Nobre, e modernas, como o Centro de Coordenação de Operações (CCOp), onde se estabelece a consciência situacional das missões que estão sob a responsabilidade do CML ou do Comando Conjunto Leste, como a Intervenção Federal na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro e as recentes Operações COVID-19 e Petrópolis.
Durante a apresentação do Subchefe do CCOp, Coronel Espinha, foram destacadas a tradição e a operacionalidade do CML, por meio da atuação deste Grande Comando Militar de Área ao longo da história.
Anualmente, o Comando Militar do Leste recebe comitivas de exércitos de nações amigas. Esse intercâmbio contribui para a troca de experiências e ampliação do conhecimento dos militares estrangeiros. Segundo o instrutor do Exército Brasileiro na Guatemala, Tenente-Coronel Bancke, “a visita ao CML é uma importante etapa da viagem de estudos estratégicos dos alunos do CCEM”.
Texto: 1º Ten Anderson Valim / Fotos: Sd Nobrega