Rio de Janeiro (RJ) – No dia 7 de novembro, a Comitiva do Exército da Guatemala, composta por discentes do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), que integra o Comando Superior de Educação do Exército da Guatemala (COSEDE), conheceu as instalações e as peculiaridades do Comando Militar do Leste (CML), situado no Palácio Duque de Caxias.

Os 27 militares guatemaltecos tiveram a oportunidade de visitar áreas históricas, como o Salão Nobre, e modernas, como o Centro de Coordenação de Operações (CCOp), onde se estabelece a consciência situacional das missões que estão sob a responsabilidade do CML ou do Comando Conjunto Leste, como a Intervenção Federal na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro e as recentes Operações COVID-19 e Petrópolis.

Durante a apresentação do Subchefe do CCOp, Coronel Espinha, foram destacadas a tradição e a operacionalidade do CML, por meio da atuação deste Grande Comando Militar de Área ao longo da história.

Anualmente, o Comando Militar do Leste recebe comitivas de exércitos de nações amigas. Esse intercâmbio contribui para a troca de experiências e ampliação do conhecimento dos militares estrangeiros. Segundo o instrutor do Exército Brasileiro na Guatemala, Tenente-Coronel Bancke, “a visita ao CML é uma importante etapa da viagem de estudos estratégicos dos alunos do CCEM”.

Texto: 1º Ten Anderson Valim / Fotos: Sd Nobrega

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui