Casarza della Delizia (Itália) – No período de 29 de novembro à 1° de dezembro, o Adido do Exército Brasileiro na Itália, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, apoiou o Coronel Marcelo Bailone Alvares Leite, da AVEx, e o Tenente-Coronel Ricardo de Amorim Araújo Pereira, do COTER, durante a visita realizada no 5º Regimento da Aviação do Exército Italiano “Rigel”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva do Exército Brasileiro contou com a realização de palestras, conheceu os helicópteros em uso pela Nação Amiga, os sistemas de armamento das aeronaves, a linha de voo, o hangar de manutenção e o Centro de Adestramento Virtual onde funcionam os simuladores de voo e de tiro.

A missão do 5º Regimento “Rigel” é apoiar as operações aeromóveis e aeromecanizadas na Itália e nos Teatros de Operações no exterior, com os helicópteros AH-129D Mangusta e UH-90, mantendo sempre prontas as suas capacidades operacionais. O Regimento é responsável pelo Serviço de Pronta Intervenção Aérea Nacional no desempenho de atividades a caráter operacional e de utilidade pública no território nacional, funcionando 365 dias por ano 24 horas por dia.

Fonte: Adiex Italia

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).