Comandante do COMPAAz apresenta os Sistemas Operacionais ao Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção

O Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz) recebeu, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a comitiva da Polícia Federal (PF), com objetivo de apresentar as especificidades de operação dos meios navais e apoios, visando à elaboração de um Protocolo de Execução entre o Comando de Operações Navais (ComOpNav) e a PF, com vista ao treinamento e apoio logístico a operações interagências.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva, composta pelo Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção, Delegado de Polícia Federal Luis Flavio Zampronha de Oliveira, acompanhado do Coordenador-Geral de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Direitos Humanos, Delegado de Polícia Federal Daniel Daher, do Chefe da Divisão de Apoio e Supervisão a Operações, Delegado de Polícia Federal Caio Porto Ferreira e do Responsável pela Logística da Divisão de Apoio e Supervisão a Operações, Delegado de Polícia Federal Celso Mochi, foi recebida pelo Comandante do COMPAAz, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e pelo Comandante do Centro de Operações Marítimas (COpMar), Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa.

Inicialmente, o COpMar realizou a apresentação institucional do COMPAAz, a fim de atualizar os representantes da PF sobre a nova estrutura de Comando e Controle no âmbito do ComOpNav. Em seguida, o Almirante Garriga realçou o emprego da Marinha (MB) no cumprimento de suas tarefas subsidiárias e os significativos resultados alcançados nos últimos anos em prol do Estado brasileiro, reforçando a disponibilidade da MB de atuar no mar e em águas interiores, em conjunto com a PF, na repressão da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, bem como de crimes relacionados ao Meio Ambiente e aos Direitos Humanos.

legenda 2 recep comitiva
Comandante do COMPAAz recepciona a comitiva da PF

Durante o encontro, os delegados visitaram o Centro de Controle do Tráfego Marítimo, onde conheceram os principais sistemas de monitoramento utilizados pelo Centro Integrado, em especial, o Sistema de Informações sobre o Tráfego Marítimo. Na ocasião, a comitiva também foi recebida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, o Contra-Almirante Alexander Reis Leite.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).