Comitiva brasileira em visita à Base Naval de Caiena
Por ocasião da passagem do Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi” pela Guiana Francesa, durante a comissão CARIBEX-2022, uma delegação composta por militares do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte (ComGptPatNavN) e do NApOc “Iguatemi”, subordinados ao Comando do 4° Distrito Naval (Com4°DN), realizou, em 15 de abril, uma visita protocolar à Base Naval de Caiena e ao Navio-Patrulha “La Confiance”.
A comitiva brasileira foi recebida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas na Guiana e pelo Chefe de Operações Marítimas, que apresentaram a estrutura, a organização e os meios navais mantidos pela Marinha Nacional Francesa naquele país, além de compartilharem suas experiências diante do desafio de coibir a pesca ilegal não declarada e não regulamentada em suas águas jurisdicionais.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).