Na fronteira da Amazônia brasileira, onde a Escola Superior de Guerra da Colômbia (ESG Col) cruza caminhos com as forças militares brasileiras, surgem oportunidades para compartilhar conhecimentos e fortalecer laços. Foi o que ocorreu em 23 de junho em Tabatinga (AM), quando uma comitiva da ESG Col visitou o Comando de Fronteira Solimões / 8° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Front Sol/8⁰ BIS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compartilhando Saberes e Responsabilidades

Snapinsta.app 355566978 943068053618023 1532672073123556356 n 1080

O Comandante do 8⁰ BIS recebeu a comitiva e ministrou uma palestra para os visitantes, abordando as atividades e responsabilidades do Batalhão e do Exército na região. O diálogo possibilitou aos membros do Curso de Altos Estudos Militares (CAEM) e do Curso Integral de Defesa Nacional (CIDENAL) da Colômbia entenderem melhor o papel e a operação dessas forças na Amazônia brasileira.

Ecologia e Conservação no Parque Zoobotânico

Além dos aspectos estratégicos e operacionais, a visita também destacou o trabalho ecológico desenvolvido pelo 8⁰ BIS. A comitiva realizou uma visita guiada ao Parque Zoobotânico da unidade, onde puderam conhecer de perto os esforços de recuperação e reabilitação de animais vítimas de cativeiro e outras origens, antes de serem reintegrados à natureza.

Um lema a ser lembrado

O lema do Exército Brasileiro, “Braço Forte, Mão Amiga!”, se fez presente durante a visita, simbolizando a força e a disposição do Brasil em promover a segurança na região, bem como seu compromisso com a conservação ambiental. O encontro entre a ESG Col e o 8⁰ BIS certamente marcou um passo importante no fortalecimento dos laços entre os dois países e na construção de uma cooperação militar e ambiental mais sólida.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).