O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu na manhã deste sábado (25/03) a visita de uma comitiva alemã composta por empresários e políticos. O grupo foi organizado pela Nectanet, entidade estatal para o desenvolvimento econômico da região de Ortenau, o maior distrito de Baden-Wurttemmberg, no sul da Alemanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Sob a coordenação do Comando Militar da Amazônia (CMA), a visita teve como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Exército Brasileiro, como executor de políticas estratégicas e de defesa na região amazônica. Como instituição permanente de Estado, contribui com o desenvolvimento regional e com a preservação do meio ambiente, demonstrando a importância de sua presença na fronteira brasileira devido à sua capilaridade, como promotor de estabilidade regional na Amazônia.

O grupo foi recebido pelo Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Achilles Furlan Neto, que estava acompanhado do Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOP), General de Brigada Claudio Henrique da Silva Plácido, e do Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Andrelucio Ricardo Couto.

O Comandante Militar da Amazônia ministrou palestra aos visitantes e apresentou ao grupo as principais missões e capacidades do CMA e, juntamente com os demais Generais, responderam perguntas dos participantes, promovendo a integração do CMA com organismos da sociedade civil internacional .

CIGS

Após a visita no Comando do CMA a comitiva seguiu para uma visita no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), instituição conhecida internacionalmente por formar com grande qualidade os combatentes do ambiente operacional amazônico. Inserido na programação da comitiva na sua passagem por Manaus (AM), o CIGS pode demonstrar sua capacidade operacional e a competência profissional dos seus militares, uma vez que, formado, o Guerreiro de Selva é apto a cumprir missões de natureza militar nas áreas mais inóspitas da selva brasileira, bem como em ambientes da mesma natureza.

O Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, recepcionou e conduziu a palestra institucional. Na sequência, a comitiva visitou o Zoológico do CIGS, que possui animais da fauna local, e, ainda, conheceram o Espaço Brasileira Amazônia, local que retrata a epopeia da conquista e da manutenção do território amazônico, atrelada aos valores, tradições e ao legado dos grandes personagens históricos que participaram dessa empreitada, bem como à participação do CIGS e dos Guerreiros de Selva por ele formados nessa jornada.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).