blank
AvHoFlu “Rio Xingu” na área dos Estreitos no Município de Breves (PA)

Prevista no Plano de Trabalho de Hidrografia 2020-2023 da Diretoria de Hidrografia e Navegação, a Comissão “Hidrográfica IV – Estreitos III” está em sua segunda fase, sendo desenvolvida ao longo dos meses de junho e julho, por meio do Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Tocantins”. O Aviso coordena as embarcações orgânicas do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte na execução das atividades de maregrafia, fluviometria e sondagem batimétrica relacionadas ao Levantamento Hidrográfico (LH), que tem previsão de abranger, aproximadamente, 494 km² de vias navegáveis dos extensos municípios de Breves e Melgaço (PA).

A primeira parte da comissão foi concluída, no início do mês de junho, pelo Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”, empregado em conjunto com o Aviso Balizador “Denébola” e a Lancha Hidrográfica “Rigel”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Realizada desde 21 de abril, a Comissão Hidrográfica IV viabilizará a atualização batimétrica da chamada região dos “Estreitos” e demais vias navegáveis no entorno da ilha de Marajó (PA), em prol da segurança da navegação na Amazônia Oriental, área sob Jurisdição do Comando do 4° Distrito Naval, além de favorecer o desenvolvimento do setor aquaviário regional.

blank
Lancha de Sondagem “Rigel” empregada no LH em andamento da
Comissão Hidrográfica IV – Estreitos III

Além da ação de presença e oportunidade de obter informações operacionais úteis à capacidade de defender e integrar uma das mais remotas áreas da Amazônia Oriental Brasileira, o LH em andamento fornecerá dados que viabilizarão a substituição de cartas náuticas antigas por dez novas cartas, conforme o 3° Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, o que significará um marco tecnológico para região, ao tornar possível a navegação por cartas eletrônicas, inéditas em diversos trechos da região.