No dia 23 de junho, o mundo celebra o Dia Olímpico, um marco para a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. Esta data é uma homenagem à cultura esportiva olímpica e uma celebração do esporte, saúde e união. No Brasil, essa celebração é reforçada pelo impacto do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) nas realizações de atletas militares em competições internacionais.
PAAR: Impulsionando Sonhos Olímpicos desde 2008
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O PAAR, iniciado em 2008, tem o objetivo de proporcionar a atletas de alto rendimento condições para se dedicarem totalmente aos treinos, sem a necessidade de procurar outras fontes de renda. Atualmente, o programa apoia 540 atletas militares que representam o Brasil em 30 modalidades esportivas. A incorporação desses atletas às Forças Armadas, em caráter temporário e por até oito anos, tem impulsionado a participação de atletas militares brasileiros em competições nacionais e internacionais e também contribuído para o desempenho das equipes militares brasileiras nos eventos esportivos conduzidos pelo Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM) e pela União Desportiva Militar Sul-Americana (UDMSA).
Impacto do PAAR nos Jogos Olímpicos e Conquistas Recentes
Desde o início do programa, após os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o impacto do PAAR nos resultados olímpicos do Brasil tem sido notável. Nas Olimpíadas de Londres (2012), do total de 17 medalhas conquistadas pelo Brasil, 5 foram obtidas por atletas militares. No Rio (2016), das 19 medalhas ganhas pelos brasileiros, 13 foram de atletas das Forças Armadas. E em Tóquio (2021), de 21 medalhas conquistadas, 8 foram alcançadas por integrantes do PAAR.
Além disso, em 2023, o Brasil foi campeão do 54° Campeonato Mundial Militar de Vela do CISM, realizado na cidade de Piraeus, na Grécia. A vitória brasileira foi conquistada pelos 3° Sargentos da Marinha Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues.
Preparação para as Olimpíadas de Paris 2024
Enquanto os atletas brasileiros se preparam para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, as competições nacionais, internacionais, civis e militares têm contribuído como treinamento e classificação para o evento. Através do PAAR, os atletas continuam a ter acesso a benefícios como soldo, 13º salário, férias, assistência médica, além de instalações esportivas militares adequadas para treinamento.
Fotos: Jonne Roriz/COB, Laurence Griffiths/Getty Images, CISM, Lara Monsores/CBJ e Divulgação/CBG