Autoridades realizaram imposição floral ao monumento de Marechal Antônio Maria Coelho, herói da retomada

Na manhã do dia 16 de junho, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) marcou presença no Jardim da Independência para a cerimônia alusiva ao 156º ano da retomada de Corumbá. Este evento histórico remete à expulsão das tropas paraguaias que, durante a Guerra da Tríplice Aliança, ocupavam a região de Corumbá, então província de Mato Grosso. Parte da homenagem foi a colocação de flores no monumento dedicado a Marechal Antônio Maria Coelho, herói da retomada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Autoridades presentes no evento

A cerimônia foi organizada pela Prefeitura de Corumbá e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o prefeito Marcelo Aguilar Iunes, o Comandante do 6ºDN, Contra-Almirante Iunis Távora Said, o Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, General de Brigada Marcelo Zanon Harnish, e o Comandante do Destacamento de Controle Aéreo de Corumbá, Major João Gabriel Monteiro Moraes.

Homenagem às Forças Armadas e à união dos povos

O prefeito de Corumbá destacou, durante a cerimônia, que a comemoração não era apenas um tributo aos bravos heróis das Forças Armadas Brasileiras, representados pelo Exército e pela Marinha. Ele ressaltou que, principalmente, a data é uma exaltação à união dos povos brasileiro e paraguaio. Segundo o prefeito, ambos os povos, inspirados pela história de bravura na retomada de Corumbá, agora lutam juntos pela construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).