|

Comemoração dos 156 anos da Retomada de Corumbá une Brasil e Paraguai

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na manhã do dia 16 de junho, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) marcou presença no Jardim da Independência para a cerimônia alusiva ao 156º ano da retomada de Corumbá. Este evento histórico remete à expulsão das tropas paraguaias que, durante a Guerra da Tríplice Aliança, ocupavam a região de Corumbá, então província de Mato Grosso. Parte da homenagem foi a colocação de flores no monumento dedicado a Marechal Antônio Maria Coelho, herói da retomada.

Autoridades presentes no evento

A cerimônia foi organizada pela Prefeitura de Corumbá e contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o prefeito Marcelo Aguilar Iunes, o Comandante do 6ºDN, Contra-Almirante Iunis Távora Said, o Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, General de Brigada Marcelo Zanon Harnish, e o Comandante do Destacamento de Controle Aéreo de Corumbá, Major João Gabriel Monteiro Moraes.

Homenagem às Forças Armadas e à união dos povos

O prefeito de Corumbá destacou, durante a cerimônia, que a comemoração não era apenas um tributo aos bravos heróis das Forças Armadas Brasileiras, representados pelo Exército e pela Marinha. Ele ressaltou que, principalmente, a data é uma exaltação à união dos povos brasileiro e paraguaio. Segundo o prefeito, ambos os povos, inspirados pela história de bravura na retomada de Corumbá, agora lutam juntos pela construção de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas