Roma (Itália) – No dia 5 de outubro, a Aditância do Exército junto à Embaixada do Brasil na Itália comemorou o Dia do Soldado Brasileiro, uma das datas mais importantes para o nosso Exército Brasileiro. A comemoração foi adiada para o mês de outubro por determinação do Sr. Embaixador do Brasil por motivo de compromissos institucionais concomitantes. O Adido do Exército na Itália, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, leu a Ordem do Dia em alusão ao Dia do Soldado, na qual foi exaltado o Patrono do Exército, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, exemplo de militar e Soldado para todos os integrantes do EB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia, foram condecoradas diversas personalidades, com à Medalha do Exército Brasileiro: o Sr. Embaixador Hadil Fontes da Rocha Vianna, Cônsul-Geral do Brasil em Milão, o 183º Regimento Para-quedista “NEMBO” sediado em Pistoia e o Sr. Paolo Franceschi, Presidente da Associação “Linea Gotica Pistoiese” e com a Medalha Tributo à FEB o General (R1) Salvatore Farina, Chefe do Estado-Maior do Exército Italiano de 2018 até 2021, e o General (R1) Mauro Sabbione da Aeronáutica Italiana, ex-Adido de Defesa no Brasil.

Participaram da cerimônia o Encarregado de Negócios do Brasil na Itália, Ministro-Conselheiro Mauro Furlan da Silva, o Senador Italiano Manfredi Potenti, a Doutora Licia Donatella Messina, “Prefetto” de Pistoia, diversos Oficiais-Generais além dos agraciados, o General de Divisão Francesco Olla, representando o Chefe do Estado-Maior do Exército Italiano, o General de Brigada Adriano Russo, o General (R1) Umberto Castelli, militares do Ministério da Defesa e do Exército Italiano, Prefeitos e representantes das cidades de Pistoia, Camaiore e Sassuolo, os Adidos militares, civis e o corpo diplomático brasileiro, diversos Adidos militares estrangeiros e demais autoridades civis e militares, brasileiras e italianas. No local da cerimônia houve um espaço com a exposição de material em uso pela Força Expedicionária Brasileira durante a II GM, de propriedade do Sr. Giovanni Sulla.

Fonte: Aditância do Brasil na Itália

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).