No dia 12 de dezembro, o Comando do 4º Distrito Naval realizou uma cerimônia interna em Belém, Pará, para celebrar o “Dia do Marinheiro”, data que homenageia o nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. A solenidade no Pátio de Cerimônias do Com4ºDN foi marcada pela entrega de medalhas e promoções a militares em reconhecimento aos seus anos de bons serviços prestados à Marinha do Brasil.

Agraciados com Medalhas por Serviços Prestados

Durante o evento, o 1° Sargento Mozart Ferreira da Silva Filho e o 3° Sargento Marcus Roberto Furtado Guimarães foram honrados com medalhas por seus 20 anos de dedicação à Marinha. Além deles, vários outros militares receberam a medalha que simboliza 10 anos de bons serviços, incluindo o 3° Sargento Luiz Carlos de Oliveira Vieira Junior e seus colegas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Medalha Mérito Acanto ao Capitão de Fragata Fabiano Vitorino Ferreira

O Capitão de Fragata (IM) Fabiano Vitorino Ferreira foi distinguido com a Medalha Mérito Acanto, uma homenagem pelos relevantes serviços prestados na área de Intendência da Força.

Promoções e Reconhecimento de Carreira

A cerimônia também foi um momento de promoção para vários militares. O 1º Sargento Bruno Pereira de Castro foi promovido à graduação de Suboficial, enquanto os 3º Sargentos Sidnilson de Souza Estumano e Jhoni Dheycson dos Santos Lima foram promovidos à graduação de 2º Sargento.

Presença de Autoridades e Familiares

Presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, a cerimônia contou com a presença de familiares dos militares agraciados e promovidos, reforçando o espírito de comunidade e apoio familiar que é vital para o sucesso e a moral dos membros da Marinha.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).