Painel “O Papel das Operações Especiais na Dissuasão Integrada”

Sob coordenação do Ministério da Defesa (MD), nos dias 19 e 20 de maio, o Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp) participou da 9ª Conferência Internacional de Forças de Operações Especiais (ISOF 2022), na cidade de Tampa – EUA. Compuseram, ainda, a comitiva do MD o Chefe de Operações Conjuntas (CHOC) e representantes do Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro e da Subchefia de Segurança e Defesa do Comando do Preparo (COMPREP) da Força Aérea Brasileira.

Tendo como tema central “Campanha com Parceiros para Dissuasão Integrada”, a ISOF 2022 foi composta de três painéis principais: “O Papel das Operações Especiais na Dissuasão Integrada”; “O Papel das Forças de Operações Especiais na Manutenção da Liberdade dos Oceanos”; e “As Forças de Operações Especiais de Pequenos Estados no contexto da ‘Great Power Competition’: Uma Perspectiva Aliada”. Ao término do evento, foi possível compreender o posicionamento dos EUA sobre dissuasão integrada em relação às OpEsp, assim como reforçar parcerias internacionais, a exemplo das reuniões de trabalho específicas junto à Colômbia e à Espanha, além dos EUA.

figura 2 reuniao de trabalho entre md e ussocom
Reunião de trabalho entre a representação do MD e o USSOCOM

Conduzida de forma bienal, a ISOF Conference faz parte do esforço desempenhado pelo Comando de Operações Especiais dos EUA (USSOCOM) em prol do fortalecimento e da manutenção de capacidades de Operações Especiais globais, servindo como plataforma de desenvolvimento de parcerias estratégicas, que são compartilhados desafios e oportunidades para as OpEsp, no cenário internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).