Militares e agentes embarcando na Corveta Caboclo

No dia 16 de junho, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL) conduziu um adestramento especializado de Patrulha Naval. O treinamento, voltado para agentes da Polícia Federal e militares de Organizações Militares subordinadas, ocorreu com a participação de integrantes do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), e de militares da Corveta “Caboclo”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Navio-Patrulha “Gravataí”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco no Adestramento Técnico

Durante o adestramento, ministrado por quatro instrutores do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML), uma variedade de assuntos foi abordada, incluindo deslocamento tático, abordagem, abertura de portas, entrada em compartimentos e gerenciamento de indivíduos escondidos em compartimentos internos. Esses temas essenciais capacitam os agentes e militares a lidarem com situações complexas e potencialmente perigosas, aprimorando suas habilidades técnicas e táticas.

Práticas em Ambiente Realista

A etapa prática do adestramento ocorreu na Corveta “Caboclo”, na lancha de Inspeção Blindada Guaíuba e Aviso Oceanográfico Gacrux. As práticas incluíram demonstrações de abordagem em figurativos inimigos – militares descaracterizados que simulavam tripulantes com ações hostis – oferecendo aos participantes uma experiência realista de como lidar com situações adversas em ambientes marítimos.

Objetivo: Proteção e Fiscalização da Amazônia Azul

O adestramento realizado pelo ComGptPatNavL teve como principal objetivo aprimorar o conhecimento técnico dos agentes e militares que atuarão na fiscalização e garantia do cumprimento das leis e regulamentos da Amazônia Azul. Isso envolve a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição ambiental por embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio. O treinamento intensivo representa um passo significativo no compromisso contínuo das Forças Armadas em proteger e preservar uma das maiores riquezas naturais do Brasil.