Fortaleza (CE) – Entre os dias 21 e 23 de junho, o Comando Militar do Nordeste realizou, por meio da 10ª Região Militar (10ª RM), o Programa Conheça o Seu Exército, com o objetivo de divulgar as ações da Força Terrestre e as peculiaridades da vida militar para jovens, universitários, influenciadores e diferentes públicos da sociedade. Cerca de 30 voluntários das mais diversas origens participaram de uma imersão na formação do soldado.

No dia 21, foi realizada a abertura da atividade no Comando da 10ª Região Militar, com a participação de militares do Centro de Comunicação Social do Exército e do Comando Militar do Nordeste, que vieram prestigiar e contribuir com a realização do evento. Os participantes visitaram o Sítio Histórico da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e os espaços culturais da Região Martim Soares Moreno.

No dia 22, seguiram bem cedo para o 23º Batalhão de Caçadores, onde participaram de instruções militares sobre a ração operacional, construção de abrigos improvisados e obtenção de fogo, além de técnicas de sobrevivência na caatinga, ofidismo e primeiros socorros.

Ao final do dia 22, os voluntários tiveram a opção de pernoitar na área de instrução, o que a maioria optou por fazer. Após a alvorada do dia 23, eles concluíram instruções sobre orientação com bússola, seguida da realização de pista prática em duplas. Ao final, ocorreu uma formatura de encerramento, seguida de entrega de certificados e almoço festivo com a presença surpresa de familiares dos participantes.

Fonte: 10ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui