Belém (PA) – Entre os dias 29 de maio e 4 de junho, o Comando Militar do Norte (CMN) recepcionou o Pelotão Brasil, um projeto montado em 2008 por militares veteranos com o intuito de disseminar o trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas em território nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Belém é a 115ª cidade visitada pela comitiva e foi escolhida por ser considerada ‘a porta de entrada da Amazônia’. “Nós já conhecemos o outro lado da Amazônia. Já estivemos em Macapá, no Oiapoque e Clevelândia do Norte. No Amazonas, em Manaus. Passamos em Roraima também e faltava Belém, por onde entramos na Amazônia”, destacou o coordenador nacional do Pelotão Brasil, Sr José Consentino.

O Comandante Militar do Norte, General João Chalella Junior, recepcionou os veteranos e ministrou uma palestra sobre o cenário e a atuação do CMN. “Atualmente, o CMN é responsável por 20% do território nacional. Com uma geografia diferenciada, os desafios são grandes. Nossas operações estão sempre concentradas na garantia da lei e da ordem. Mas também com muita assistência social aos povos ribeirinhos e indígenas”, destacou o General.

Na oportunidade, os veteranos Paiva Filho e José Consentino entregaram ao General Chalella a Medalha Cinquentenária das Forças de Paz do Brasil.

Fonte: Comando Militar do Norte

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).