Belém (PA) – Como forma de valorizar a bravura e a coragem dos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), o Comando Militar do Norte (CMN) inaugurou na quinta-feira, 23 de março, o Memorial Pracinhas da Amazônia. O monumento está localizado na sede do Quartel General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O espaço é uma justa homenagem ao sacrifício de mais de setecentos ex-combatentes da FEB, oriundos da região amazônica, que lutaram pela liberdade e pela democracia durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945.

“O CMN está muito feliz por ter essa oportunidade que reconhece o trabalho, o esforço, os valores e a competência do soldado brasileiro. Nós, da Amazônia, tivemos uma grande participação e portanto é muito justo fazer o reconhecimento da bravura desses camaradas”, afirmou o Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves, que presidiu a solenidade ao lado do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Capistrano.

Um dos Pracinhas da Amazônia é o tenente José Santana Baltazar, de 98 anos. O então soldado integrou o terceiro grupamento que seguiu de Belém para a Itália. “Não tenho palavras para agradecer esse momento, eu me sinto honrado por estar aqui representando o Brasil lá fora”, disse o ex-combatente.

A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e militares, membros da Associação dos Oficiais da Reserva (AORE), Sociedade Amigos do Exército (SOAMEX), além de familiares dos Febianos. Um deles, o músico paraense Salomão Habib, que prestigiou a cerimônia em honra à memória do pai, o tenente Raimundo Dantas. “O CMN está de parabéns por essa gratidão e reconhecimento a pessoas que deram a vida, que lutaram em prol da democracia e hoje tem a justiça feita com a lembrança de seus nomes”, destacou o músico.

Fonte: Comando Militar do Norte

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).