Na manhã de 30 de agosto, teve início no Comando Militar da Amazônia (CMA) o 2º Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM). O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, concedeu a primeira entrevista aos estagiários e o Chefe do Estado-Maior do CMA, General de Brigada Moacir Rangel Junior fez a abertura oficial do ECAM.
Participam do 2º ECAM, 17 (dezessete) profissionais de comunicação de diversos veículos nacionais e internacionais. O Estágio, que vai até o dia 3 de setembro, tem o objetivo instruir os participantes sobre o Exército Brasileiro e a prática jornalística em ambientes de crises e conflitos para acompanhar operações militares na região amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

6463B72A 8340 49F8 9E5D 60F53073CA90

Durante a semana, os estagiários visitarão o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônica (CECMA), o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4ºBAVEx) e o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e também poderão cobrir a última fase da Operação Amazônia 2021, o maior exercício de defesa externa realizado pelo CMA voltado para o adestramento de tropas para a proteção da Amazônia Brasileira.

Fonte: CMA

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).