Aviso de Patrulha “Barracuda” (ComGptPatNavSSE) e Lancha “Titan” (Polícia Federal) durante inspeção em navios mercantes no canal de acesso ao Porto de Santos

O Comando do 8º Distrito Naval, por intermédio do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste (ComGptPatNavSSE), participou da Operação “Descarte”, no período de 12 a 13 de agosto, no Porto de Santos (SP). A ação visou coibir o lançamento de substâncias nocivas ao meio ambiente e lavagens não autorizadas de porões de navios mercantes atracados ou fundeados no litoral e em canais de acesso à área portuária.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A operação contou com meios da Receita Federal, da Polícia Federal, da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Na ocasião, foram abordadas e fiscalizadas 15 embarcações, dentre as quais 12 navios mercantes, sendo duas notificadas por infrações ao Decreto nº 2.596/1998, que dispõe sobre a Segurança do Tráfego Aquaviário em águas sob jurisdição nacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).