Lancha Blindada realiza patrulhamento noturno no Lago Itaipu (PR)

O Comando do 8º Distrito Naval realizou a Operação “Ágata” na Fronteira Fluvial e litoral do estado do Paraná, entre os dias 16 e 21 de março. A operação foi deflagrada a partir das sedes da Capitania dos Portos do Paraná, Capitania Fluvial do Rio Paraná e Delegacia Fluvial de Guaíra. As ações de Patrulhamento e Inspeção Naval desenvolvidas visaram coibir os delitos transfronteiriços e ambientais; em especial, o contrabando e o tráfico, tanto de armas quanto de drogas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

g5nwenbtv
Patrulhamento no Lago Itaipu (PR)

A Marinha do Brasil (MB) atuou em coordenação com a Receita Federal; Centro Integrado de Operações de Fronteira; Polícia Militar Ambiental; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Federal, por meio do Núcleo Especial de Polícia Marítima; e com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira e da Patrulha Costeira.

sergn4bwb4u4utu
Patrulhamento na Baía de Paranaguá (PR)

A operação mobilizou um efetivo da MB de 179 militares, 15 embarcações e 1 aeronave. Durante as atividades, foram realizadas 286 horas de patrulhamento, tanto diurno quanto noturno; 10 horas de voo de esclarecimento; e 197 abordagens a contatos de interesse.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).