Momento do corte do bolo de aniversário do Com7ºDN

No dia 30 de março, o Comando do 7º Distrito Naval (Com7ºDN) celebrou seu 63º aniversário com uma cerimônia militar no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB). O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, incluindo o Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Chefe do Estado-Maior da Armada, que presidiu a solenidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A história do Com7ºDN

Durante a cerimônia, o Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, Comandante do 7º Distrito Naval, relembrou a história da organização militar. Ele destacou as dificuldades e conquistas ao longo dos anos, o papel do Com7ºDN no apoio às Forças e Organizações Militares sediadas em Brasília, e também como Representante Regional da Autoridade Marítima.

O Vice-Almirante Alvarenga também mencionou a assistência prestada à Família Naval e os avanços na área de ensino, com os diversos cursos de formação de novos militares para a Marinha do Brasil. “Grandes tarefas e muita responsabilidade exigem comprometimento e dedicação daqueles que são o que temos de mais valioso: o nosso pessoal”, afirmou o Vice-Almirante Alvarenga.

Premiação dos militares e servidores civis

Durante a cerimônia, também foram premiados os militares e civis que se destacaram no semestre anterior no Com7ºDN na condução e execução de tarefas, e no cumprimento de seus deveres. As premiações foram para a praça destaque em liderança, praça padrão e servidor civil padrão.

Desfile e confraternização

download 1 1
Pelotões formados de militares da área do Com7ºDN

Após a cerimônia, foi realizado um desfile em continência ao Chefe do Estado-Maior da Armada, no qual estavam perfilados três pelotões compostos de militares da área do Com7ºDN e da Banda de Música do GptFNB. Também participaram do momento embarcações das OMs subordinadas, como lanchas de apoio ao ensino e patrulha, de 10 e 7 metros; embarcação de transporte de tropa, dois escaleres a vela e um a remo, este último com jovens do Programa Forças no Esporte, entre outras.

Os presentes foram convidados para um coquetel comemorativo ao final da solenidade, onde houve o corte do bolo de aniversário do Com7ºDN, que foi efetuado pelo Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Vice-Almirante José Vicente de Alvarenga, Vice-Almirante Carlos Eduardo Horta Arentz (Ex-Comandante do Com7ºDN), Vice-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein e o Marinheiro-Recruta José Paulo Bittencourt Xavier.

A presença da Marinha no Planalto Central

A presença da Marinha do Brasil na região central do país remonta ao ano de 1960, pouco antes da inauguração da nova capital do Brasil. Desde então, a organização tem se estabelecido como uma importante representação da Autoridade Marítima na região, oferecendo apoio às Forças e Organizações Militares sediadas em Brasília e contribuindo para a formação de novos militares para a Marinha do Brasil.

Com a realização da cerimônia comemorativa de seus 63 anos de presença no Planalto Central, o Com7ºDN reafirma seu compromisso em continuar contribuindo para a defesa e a segurança do país, além de destacar a importância de seu pessoal na realização das grandes tarefas que lhes são atribuídas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).