Mulheres e crianças receberam toucas para prender os cabelos, diminuindo o risco de escalpelamento

A Marinha, por intermédio do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), promoveu, de 24 a 29 de outubro, ação de enfrentamento ao acidente de escalpelamento, no município de São Sebastião da Boa Vista, no Pará.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a comissão realizada pela Agência Escola Flutuante “Ajuri II”, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) instalou, gratuitamente, 110 coberturas de eixos do motor de embarcações artesanais, que são utilizadas como meio de transporte pela população ribeirinha. Além disso, foram doados 115 coletes salva-vidas, 40 toucas para proteção de cabelos compridos e proferidas palestras educativas de prevenção ao escalpelamento para 200 pessoas.

Também como parte das ações, militares da CPAOR conscientizaram tripulantes e passageiros sobre os riscos de acidentes para aqueles que navegam com o eixo exposto. A missão teve a presença de representantes da ONG Amigos Voluntários do Pará, que faz parte da Comissão Estadual de Escalpelamento.

blank
Militar da Marinha instala cobertura de eixo
do motor de embarcação de ribeirinho
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).