Em um evento que celebra a excelência e a dedicação às atividades marítimas, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4DN) foi agraciado com o prêmio “Almirante Dantas Torres” 2023. A premiação, entregue pelo Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, ocorreu durante o Conselho de Almirantes 2023, realizado na prestigiosa Escola Naval em 20 de dezembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Reconhecimento à Excelência na Navegação

alte 3 scaled
Diretor do CHN-4 recebe prêmio do Comandante do 4o Distrito Naval

O prêmio “Almirante Dantas Torres” é uma distinção de alto calibre que enaltece os Distritos Navais pelo compromisso com a segurança da navegação em suas respectivas áreas de atuação. O Com4DN se destacou entre seus pares, alcançando a maior pontuação no período de 01NOV2022 a 30OUT2023, nas Atividades de Auxílio à Navegação, refletindo a eficiência e dedicação do distrito no cumprimento do Plano de Trabalho de Auxílios à Navegação (PTAN) da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN).

Continuidade de uma Trajetória de Excelência

premio scaled
Prêmio ficará exposto no espaço histórico do CHN-4

Este reconhecimento se soma ao prêmio “Almirante Maximiano”, recebido em 2020, consolidando a posição de destaque do Com4DN no cenário da hidrografia e navegação. O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, enfatizou a importância desta conquista ao entregar a premiação ao Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, Capitão de Fragata José Nunes, em 24 de janeiro. O troféu, agora exposto em local de honra, simboliza não apenas uma vitória, mas também a contínua dedicação ao avanço da hidrografia e navegação na Amazônia Oriental.

Homenagem ao Espírito Marinheiro

O prêmio leva o nome do Almirante de Esquadra Maurício Dantas Torres, reconhecido por sua notável habilidade e espírito marinheiro, em especial durante o Comando do Navio Veleiro “Guanabara”. Sua preferência pela atracação apenas com manobra de velas, dispensando os rebocadores, se tornou emblemática, refletindo o mesmo espírito de excelência e comprometimento que o Com4DN continua a demonstrar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).