O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) promoveu, no dia 28 de março, uma reunião com membros da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) – Natal, para discutir sobre a mentalidade marítima na capital do Rio Grande do Norte, bem como no Estado. O objetivo foi fortalecer a parceria entre a Marinha do Brasil (MB) e os diversos segmentos da sociedade potiguar no que tange à valorização da Amazônia Azul.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A reunião contou com a presença do Vice-Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3ºDN e Presidente do Conselho Superior da Soamar-Natal, que enfatizou as parcerias estabelecidas entre a MB e a sociedade potiguar, destacando o Plano de Ação da Soamar-Natal e suas diretrizes para o planejamento e execução das atividades. O objetivo é permitir a efetividade das ações entre setores civis e militares navais.

A Soamar é uma associação civil que tem como objetivo a disseminação da mentalidade marítima junto à sociedade, divulgando os fatos relevantes relacionados às ações da Marinha, somando esforços no processo de comunicação e esclarecimento da sociedade sobre os avanços tecnológicos e projetos desenvolvidos pela MB.

A importância da mentalidade marítima para a sociedade

A mentalidade marítima é um conceito que envolve o conhecimento e a valorização dos recursos marinhos, bem como a importância estratégica do mar para o desenvolvimento socioeconômico de um país. A Marinha do Brasil, por meio da Soamar, busca disseminar esse conceito junto à sociedade, para que haja uma conscientização sobre a relevância dos mares e oceanos e como o Brasil pode tirar proveito disso.

A Soamar tem um papel fundamental nesse processo, sendo responsável por promover eventos e atividades que divulguem a importância dos recursos marinhos, além de trabalhar na aproximação da sociedade com a Marinha do Brasil. Essa aproximação é importante, pois permite a troca de informações e conhecimentos, além de facilitar a realização de parcerias em prol do desenvolvimento da Amazônia Azul.

A parceria entre a MB e a sociedade potiguar é um exemplo do quanto a mentalidade marítima pode ser benéfica para a sociedade. Ao estabelecer parcerias com os diversos segmentos da sociedade, a MB contribui para o desenvolvimento do Estado e para a valorização dos recursos marinhos, além de ampliar a conscientização da sociedade sobre a importância dos mares e oceanos para o futuro do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).