Autoridades assinam termo de doação do casco do ex-Navio-Varredor “Anhatomirim” à SETUR
No dia 27 de abril, na sede do Comando do 2º Distrito Naval (Com2DN), foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de doação do casco do ex-Navio-Varredor “Anhatomirim” à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR). O evento contoucom as presenças do Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Humberto Caldas da Silveira Junior, e do Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, além do Comandante da Força de Minagem e Varredura (ComForMinVar), Capitão de Fragata Fábio Borges Gonçalves.
O casco doado será submetido a um afundamento controlado na Baía de Todos-os-Santos (BTS), com o objetivo de tornar-se um recife artificial e proporcionar o desenvolvimento do habitat marinho no local. A iniciativa visa incentivar o turismo subaquático na região, onde também já foi afundado o ferry Agenor Gordilho, em 2020, com o mesmo objetivo. Antes de ser naufragada, a embarcação será preparada para garantir a segurança do procedimento, com a retirada de peças e de todo material potencialmente poluente, de forma a preservar o meio ambiente. “É uma satisfação para a Marinha dar essa contribuição ao turismo baiano, com a doação desse navio que atuou em operações de contramedidas de minagem e mapeamento do fundo oceânico”, declarou o Almirante Humberto.
w4trge5ysdfd
Ex-Navio-Varredor “Anhatomirim” prestou 45 anos
de serviços à Marinha do Brasil
O “Anhatomirim” era um Navio-Varredor, da classe “Aratu”, construído na Alemanha e incorporado à Marinha, em 1971. Permaneceu subordinado ao ComForMinVar até sua baixa do serviço ativo da Armada, em 2016.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).