A Aula inaugural ocorreu no auditório da OCM

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, em 7 de março, a aula inaugural da IV Turma do Curso Especial de Perito Criminal Militar (C-Esp-PCM/2022), no Auditório da Odontoclínica Central da Marinha (OCM).

O evento contou com a presença do Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, do Diretor de Pessoal Militar da Marinha, Vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza; do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez; do Procurador da Justiça Militar, Luciano Moreira Gorrilhas, além de autoridades civis e militares, Oficiais e alunos da IV Turma do C-Esp-PCM.

As aulas do curso serão ministradas ao longo dos próximos sete meses, pelos integrantes do Serviço de Polícia Judiciária Militar (SPJM) e Instituições Militares/Civis. A turma do C-Esp-PCM/2022 é composta por 7 militares da Marinha, 2 da Força Aérea Brasileira e 1 da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O C-Esp-PCM foi criado pela Portaria n° 30, em 30 março de 2017, pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, tendo o propósito de preparar militares da Marinha e Forças Auxiliares, para o exercício de funções técnicas de Perito Criminal Militar, a fim de compor os SPJM dos Distritos Navais e aumentar a agilidade e eficiência nos procedimentos para a apuração dos crimes militares.

Após a conclusão do C-Esp-PCM, os alunos estarão aptos para realizarem perícias nas seguintes áreas: papiloscópicas, fotográfica forense, características físico morfológicas, documentoscópica, balística forense, local de incêndio e explosão, acidentes de trânsito, perícia em áudios e imagens forenses, reprodução simulada, técnicas de coletas de indícios, vestígios e evidências e local de crime/morte violenta.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).