Hoje, dia 7 de março, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1°DN), celebra o aniversário de 215 anos do Corpo de Fuzileiros Navais, com o Cerimonial à Bandeira narrado. O evento acontecerá na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro (RJ) às 17 horas, e será precedido por apresentações musicais da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Cerimonial Narrado apresentará à sociedade brasileira as particularidades que compõem a rotina das organizações militares no hasteamento e arriamento da Bandeira Nacional. Além de uma prática rotineira, a reverência ao símbolo nacional tem como objetivo representar a cultura e as riquezas naturais do país.

O evento celebra a chegada da família real portuguesa ao Brasil, no dia 7 de março de 1808, sob a escolta da brigada real da Marinha, que representa a origem histórica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Com o lema “adsumus” (“aqui estamos”), o CFN demonstra o comprometimento dos militares com a Marinha e com a população brasileira, assim como a disponibilidade para cumprir qualquer missão.

Durante a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, os músicos formarão figuras enquanto executavam dobrados militares e canções populares adaptadas. A banda é composta por militares da Marinha do Brasil, nas graduações de suboficiais, sargentos e cabos, e conta com a presença das gaitas de fole, que contribuem para a sonoridade única das apresentações.

O evento será aberto à população e contará com a presença de diversas pessoas que possam prestigiar e conhecer um pouco mais sobre as tradições e honras militares da Marinha do Brasil.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).