No dia 30 de julho de 2021, nas instalações do Comando de Operações Terrestres (COTER), foi realizada reunião para discussão de estratégias que viabilizem o incremento da participação de efetivos nacionais em operações de paz sob a égide das Nações Unidas (ONU), tanto na área de missões individuais quanto para as tropas constituídas recentemente avaliadas no contexto do Sistema de Prontidão de Capacidades da ONU (UNPCRS – sigla em inglês).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da reunião o Chefe de Missões de Paz e Aviação/IGPM, General de Brigada Flávio dos Santos Lajoia Garcia, e representantes da Assessoria 1 do Gabinete do Comandante do Exército, do Centro de Comunicação Social do Exército e do Estado-Maior do Exército, além de integrantes da Divisão de Missão de Paz do COTER. Na oportunidade, o Órgão de Direção Operacional apresentou possibilidades e sugestões de ações estratégicas a serem adotadas, visando à maior participação de militares do Exército Brasileiro nas distintas operações de paz da ONU.

Fonte: COTER
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).