Comandante de Operações Navais reúne-se com Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos e comitiva americana

O Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, recebeu, em 24 de setembro, a visita do Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos da América, Almirante Craig S. Faller, que estava em visita protocolar ao Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro com o almirante americano teve como finalidade o fortalecimento da cooperação militar e da interoperabilidade entre as Forças Navais do Brasil e dos EUA. Na ocasião, o Comandante de Operações Navais agradeceu o apoio do Comando Sul ao Setor Operativo da Marinha do Brasil e abordou as principais mudanças que estão ocorrendo no Setor, dentre elas, o enfrentamento às ameaças híbridas e provimento de treinamento para militares e estados-maiores designados para diferentes missões.

O Almirante Faller, demonstrando interesse neste processo, apresentou oportunidades de colaboração tanto na parte de desenvolvimento de um intercâmbio visando ao fortalecimento do planejamento militar, como na realização de missões conjuntas/combinadas, tendo como referência a Operação “Unitas”, que ocorre frequentemente entre os dois países.

A reunião também contou com a presença da Cônsul-Geral dos EUA no Brasil, Jaqueline Ward; do Diretor de Estratégia, Política e Planejamento (J5) do Comando Sul dos EUA, General Calvert L. Worth; do Subsecretário Assistente de Defesa para o Hemisfério Ocidental, Daniel Erickson; do Assessor Civil do Comandante do comando Sul dos EUA, Francisco Palmieri; do Adido de Defesa dos EUA, Coronel Lorenzo Harris, além do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa; do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez; do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Carlos Chagas Vianna Braga; do Comandante do Comando Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias; e do Sub-Chefe de Operações do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).