Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro no ComDCiber

No dia 14 de dezembro, foi realizada, no Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), a cerimônia interna alusiva ao Dia do Marinheiro. No evento foram lidas a Ordem do Dia do Comandante da Marinha e a mensagem do Presidente da República e realizada a imposição da Medalha Militar a militares da Marinha do Brasil que servem no ComDCiber.

Na mesma cerimônia, foi realizada a imposição da Medalha “Amigo da Marinha”, concedida pelo Comandante do 7º Distrito Naval, a militares da ativa e da reserva do Exército e da Força Aérea.

O ComDCiber é um Comando Operacional Conjunto, permanentemente ativado, subordinado à estrutura regimental do Exército, e possui em seu efetivo militares da Marinha e da Força Aérea, que contribuem para o cumprimento da missão da Organização Militar.

Sua missão é planejar, orientar, coordenar, integrar e executar atividades relacionadas ao desenvolvimento e aplicação das capacidades cibernéticas como órgão central e no âmbito do Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC), a fim de contribuir para o uso efetivo do espaço cibernético, impedindo ou dificultando sua utilização contra os interesses da Defesa Nacional.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui