Entre os dias 3 e 14 de maio, o Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte (CMN), do Exército Brasileiro; pelo 4º Distrito Naval, da Marinha do Brasil; e pelo Comando Aéreo Norte, da Força Aérea Brasileira, realizou ações no contexto da Operação Ágata, nas localidades de Oiapoque (AP), Vila Vitória (AP), Vila Brasil (AP), Ilha Bela (AP) e Tiriós (PA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comando de Fronteira Amapá/34° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AMAPÁ/34º BIS) operou postos de controle e interdição fluvial e postos de bloqueio e controle de estradas e realizou patrulhamentos de fronteira. As ações visam à segurança e à proteção da fronteira norte da Amazônia Oriental.

Ao longo da operação, foram apreendidos e apresentados na Delegacia da Polícia Federal do Oiapoque: 30 estrangeiros em situação irregular no território brasileiro, sendo 14 haitianos, nove cubanos, seis franceses e um surinamês; cerca de R$ 120.000,00 em materiais relacionados ao garimpo ilegal, incluindo uma embarcação e um motor de popa de 200 HP; ouro e munição de espingarda calibre 12.

Nas Operações Ágata, que ocorrem ao longo de todo o ano, são conduzidas ações integradas e coordenadas entre o Exército Brasileiro e as instituições de segurança e fiscalização nas esferas municipal, estadual e federal. As ações desencadeadas na faixa de fronteira do estado do Amapá são coordenadas pela 22ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Foz do Amazonas.

Fonte: Comando Conjunto Norte
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).